top of page
  • Instagram
  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube

Você sabe dizer o que é Drill e Grime ?

Atualizado: 26 de dez. de 2024




Hoje estamos recebendo informação a todo momento e como a cultura urbana está sempre em transição de tendências, não seria diferente em relação ao hip-hop.

 

Embora tenha cyphers e freestyles em rádios para revelar vozes de Mc 's no cenário em geral, o grime e o drill são estilos que divergem em alguns pontos.


Para começar deve-se ressaltar as origens sendo o grime a partir do UK garage, gênero britânico com forte influência de house, junto do ragga, hip-hop e jungle music, por exemplo.


No caso do drill a história é diferente, tendo origem nos EUA , nos bairros de Nova York e Chicago. Posteriormente veio um cenário no Canadá, no bairro de Toronto e na Inglaterra, em Londres. Todos bebem da fonte do trap por causa do estilo violento das músicas.





O drill que toca em Chicago veio da cena do trap enquanto no Reino Unido se baseia no movimento do grime. O primeiro vem no início dos anos 2010 enquanto o segundo vem no final dos anos 2010.

 

O grime surgiu nos anos 2000 com a proposta de tocar nas boates com letras festivas seguidas de ritmos a 140 bpm. Diante a esse quadro de balanço onde os contratempos importam, os mc's podem expor as suas visões e perspectivas da realidade nas ruas, além de outros temas os quais são pertinentes nas realidades entre os envolvidos por esta arte.






É notório dizer que são estilos diferentes em sua essência, mas a violência urbana é um aspecto em comum. Além disso, os eventos são marcados por um público interessado na performance do artista pois o foco é métrica bem executada e as rimas mais marcantes. Fora o fato do esforço do DJ à procura do melhor set no objetivo de todo mundo da festa ficar prestando atenção. 


A prova disso são os dedos apontados para o mc em forma de arma e gritos são dados para sinalizar algum trecho da música que impactou, deixando a catarse em forma de salve ou grito de euforia. O DJ rebobina a música e então a música se reinicia, dando mais ênfase.




Um aspecto bom de falar sobre a cultura desses gêneros é o apreço pelo futebol. Não chega a ser uma regra, porém a presença massiva de camisas de time de futebol deixa estampado que a cultura do esporte é presente na vida da maioria dos artistas.


Isso se deve ao estilo de vida ser parecido em relação ao contexto social, cercado de violência urbana em meio a jogos de futebol e festas de rua. As jaquetas de rockstar morrem e dão espaço às roupas dry-fit e tracksuits, além de toucas balaclavas. Tudo isso incorporado a um senso de moda além da importância estética.


Podemos citar exemplos claros para diferenciar: SHUTDOWN, do Stormzy; I LUV U, do Dizzee Rascal são músicas de grime, enquanto que FANETO, do Chief Keef e LETS LURK, do grupo 67 são músicas de drill. À medida que ouvimos dá para perceber melhor a disparidade entre estes estilos.





Para dar um panorama nacional podemos mencionar a contribuição significativa que o programa Brasil Grime Show fornece para ajudar a fomentar um cenário. É com ele que nós sabemos nomes como N.I.N.A, FLEEZUS, FEBEM, LEALL, SD9, SCARLETT WOLF, entre outros.





Embora com sede no Rio, a produção do programa não deixa a desejar em chamar nomes fora do estado, além de convocar pessoas de propriedade sobre o assunto como o inglês DJ OBLIG e os americanos TAI CHEEBA e BUGGSY. Isto fez com que uma nova leva de artistas fosse vista da mesma forma a qual os cenários do boom bap e trap são vistos.





Não esquecendo de mencionar no pioneirismo do rapper VANDAL, o soteropolitano já rimava em beats com a levada de drill e derivados, até no UK Garage ele rimou. Então podemos dizer que o país em certa parte se mantinha informado mesmo não tendo noção do quão grande eram esses estilos.






Referências







Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
logo.png
  • Branca Ícone Instagram
  • Branco Facebook Ícone
  • Branco Twitter Ícone
  • Branca ícone do YouTube

Todos os Direitos Reservados | Revista Menó | ISSN 2764-5649 

bottom of page